Esta análise objetiva indicar os níveis de nutrientes no solo, permitindo a interpretação, pelo agente de ATER e, a Recomendação de Insumos para aumentar a eficiência técnica e econômica de determinada cultura. A realização da análise em períodos regulares, possibilita monitorar e avaliar as mudanças de nutrientes no solo além do impacto da atividade agropecuária e eficiência das calagens e/ou adubações realizadas em cada gleba.
A recomendação de insumos pode sugerir um programa de correção e manutenção da fertilidade do solo, levando em conta duas questões básicas: as necessidades de nutrientes da cultura e cultivar, visando a um produto de melhor qualidade ou preços dos insumos visando ao aumento de lucratividade.
Esta análise objetiva quantificar a proporção dos constituintes sólidos do solo em areia, silte e argila. Essa diferenciação possibilita conhecer o potencial de uso e manejo do solo na área, como por exemplo, a disponibilidade de água para as plantas, risco de erosão e potencial de mecanização, entre outros. A classificação em tiposde solo, existentes no laudo de análise permite a avaliação do período de plantio de culturas anuais com base no ZARC*.
• A coleta deve ser realizada após o término da colheita da última cultura plantada na área.
• O resultado da análise e a recomendação de adubação e calagem deverão estar nas mãos do produtor antes do período recomendado para plantio da cultura.
• Para cultivos que possam requerer calagem, recomenda-se coletar a amostra 120 dias antes do plantio.